Participa do Projeto de Cirurgia de Coluna de Alta Complexidade - NIPNAC - do Hospital Universitário Pedro Ernesto - UERJ, onde tem uma trajetória de destaque como preceptor e na formação de novos neurocirurgiões.
Com vasta experiência em todas as técnicas de cirurgia de coluna, Dr. Alessandro Almeida é reconhecido por sua habilidade excepcional em endoscopia de coluna, uma técnica inovadora e em alta demanda. Sua dedicação à excelência é evidenciada por suas diversas formações e cursos especializados, que o capacitam a oferecer o melhor tratamento possível aos seus pacientes.
É quando uma pessoa tem dor na região mais baixa da coluna perto da bacia. Geralmente é causada devido a má postura no dia a dia, porém pode ser mais grave e relacionada a inflamação, infecção, hérnia de disco, escorregamento de vértebra ou artrose.
É aquela sentida na região posterior do pescoço. A causa mais comum é a tensão nos músculos do pescoço porém condições mais graves como hérnia de disco, artrose, escorregamento das vértebras ou estreitamento do canal por onde passa a medula e as raízes nervosas podem ser a causa.
O nervo ciático é aquele que vai desde a coluna vertebral, passando pela coxa e joelho, até chegar no pé. Quando alguma de suas raízes nervosas fica comprimida ou inflamada, surge a dor ciática. A hérnia de disco é a causa mais comum.
O abaulamento discal, também chamado de protrusão discal, é o processo inicial de uma hérnia de disco. Ele ocorre quando o disco intervertebral se desgasta e, assim, desloca-se de sua posição original podendo gerar dor na coluna lombar,cervical, braços ou pernas.
Os ossos de sua coluna vertebral podem quebrar ou se fragmentar como resultado de perda óssea, o que é muito comum no idoso devido a osteoporose. O início súbito de dor nas costas que não desaparece pode ser o indício de que ocorreu uma fratura na coluna vertebral.